O que fazer para diminuir a incidência do dessecamento da ráquis em cachos de uva, um distúrbio fisiológico que deprecia a produtividade da uva e composição do vinho

A adubação potássica é realizada quando o solo não possui a quantidade de K capaz de suprir a demanda das videiras. Porém, em muitas ocasiões os fertilizantes potássicos são aplicados em excesso em solos de vinhedos. Isso acontece porque, as vezes as recomendações técnicas oficiais para a videira foram elaboradas a partir de um pequeno número de pesquisas e, com isso, as doses recomendadas não são totalmente adequadas. Mas o mais comum é o produtor, com base em poucos critérios técnicos, definir doses excessivas de fertilizantes potássicos a serem aplicados em vinhedos, o que acontece na região Sul do Brasil, em outros estados do país ou mesmo em tradicionais países vitícolas do Mundo.

WhatsApp Image 2019-11-05 at 22.57.07.jpeg

 

Com isso, aumenta a probabilidade do K se aproximar a superfície externa do sistema radicular, incrementando o potencial de ser absorvido, o que poderia diminuir a absorção de Mg ou mesmo de Ca, uma vez que poderia acontecer uma competição pelos mesmos sítios de absorção. Porém, esse fenômeno ainda não é suficientemente claro na literatura para porta-enxertos ou mesmo cultivares de videiras. Mas, o que é bem conhecido e observado, por exemplo, pela análise foliar é o incremento dos teores de K em folhas, com decréscimo dos teores, especialmente, de Mg, em solos com longo histórico de aplicação de doses excessivas de K.

Inclusive se pode observar sintomatologia de deficiência de Mg em folhas, em algumas cultivares de videiras. Quando isso acontece, pode ser observado a sintomatologia do dessecamento total ou parcial da ráquis, onde nesta aparecerem sintomas de necrose. Com isso, a circulação de seiva no cacho fica reduzida e, com a transpiração das bagas, que se acentua na maturação, a perda de água induz ao murchamento, especialmente, durante o amolecimento das bagas.

Considerando esta problemática, o grupo GEPACES possui experimentos a campo, já de longa duração, com várias cultivares, onde busca gerar valores de referência de K, Ca e Mg em folhas e solo, que sejam adequados, evitando a incidência do dessecamento da ráquis. Isso tem sido possível também porque um banco de resultados experimentais tem sido gerado ao longo dos anos e procedimentos estatísticos adequados e inovadores estão sendo usados. Isso pode provocar a queda de bagas, o que diminui a produtividade e mesmo prejudica enormemente a composição química-física do mosto e do vinho. 

WhatsApp Image 2019-11-05 at 22.57.04.jpeg

Maiores informações poderão ser obtidas através de nossas redes sociais e por e-mail.

Contatos:

- Facebook: facebook.com/gepacesufsm

- Instagram: @gepacesufsm

- LinkedIn: GEPACES

- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Site: www.gepaces.com.br

Palavras chaves: adubação potássica, corretivos de acidez, estado nutricional, parâmetros qualitativos, produtividade.

WhatsApp Image 2019-11-05 at 22.57.05.jpeg

Autora do texto: Adriele Tassinari
Autora das imagens: Adriele Tassinari

gear smallt   © 2017 GEPACES - UFSM. Santa Maria- RS - Brasil.

Design: MMDCStudio